Depoimentos

Dá uma olhada no que grandes artistas nacionais já falaram sobre o Festival Porão do Rock:

 

Frejat (Barão Vermelho)
“O Porão do Rock é um evento que faz parte do circuito de renovação da cena musical brasileira formado por alguns festivais regulares fora do eixo Rio-São Paulo. Exercendo esse papel, ele tem uma importância tão grande ou maior do que os grandes espaços brasilienses que recebem os nomes consagrados da nossa música em Brasília. Porque, se estes sustentam o prestígio e a continuidade dos artistas já merecidamente reconhecidos, o Porão, por sua vez, promove e estimula a renovação da cena musical em nível local e nacional, sugerindo novos talentos e possibilidades futuras. Estive como membro do Barão Vermelho realizando o show final da noite de uma de suas edições (2005) e todos nós do grupo sabíamos claramente que a nossa presença ali era a nossa forma de avalizar esse tipo de iniciativa tão saudável para a nossa música.”

frejat

 

Pitty

“Ter tocado no Porão no começo deste meu novo projeto foi não só importante como emocionante. Claro, desde muito tempo antes, eu já conhecia o festival através dos contatos que tinha na cena por conta da minha primeira banda, Inkoma. Tocar ali era sinônimo de moral para qualquer banda independente, bem como uma bela vitrine. Os line ups eram bons, estrutura idem. Quando soube que iria finalmente tocar lá – e no palco principal – fiquei eufórica e animada, disposta a fazer o melhor show da minha vida. É uma plateia exigente e que conhece música, além das baboseiras que estão na moda ou somente na mídia – e eu sabia disso. Em 2008 tocamos novamente e, dessa vez, junto com o Muse, banda que absolutamente adoro e foi uma das noites mais especiais da minha carreira.”

pittysp

 

Philippe Seabra (Plebe Rude)
“Se o rock de Brasília dos anos 1980 colocou Brasília no mapa musical, o Porão do Rock fincou a bandeira, consolidando de vez a cidade como a Capital do Rock.”

20140313085404201223e

 

 

Outras pessoas da cena cultural brasileira também já falaram sobre o Porão:

Silvestre Gorgulho (Ex-Secretário de Estado e Cultura do DF)
“O Porão do Rock é a cara de Brasília. Fiz uma longa e prazerosa viagem pela história do rock candango ao ler o livro do (jornalista) Carlos Marcelo, “Renato Russo – O filho da Revolução”. Fiquei ainda mais fascinado ao perceber e entender melhor a perspectiva histórica, sociológica e cultural que deu à Brasília o apelido de Capital Brasileira do Rock”.

Dione Soares Manetti (Ex-Diretor de Fomento à Economia Solidária, SENAES – MTE)
“Desde 2004, a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego vem contribuindo no debate e na afirmação de um circuito independente de música através do apoio aos festivais de música independente e na construção de relações de trabalho mais solidárias entre os elos desta cadeia produtiva. A criação da ABRAFIN – Associação Brasileira de Festivais de Música Independente – foi um importante passo para essa consolidação e a presença, como uma das lideranças deste cenário, do Festival Porão do Rock, o maior e mais importante da música independente nacional, fortalece e legitima esse movimento.”

Alfredo Manevy (Ex-Secretário Executivo do Ministério da Cultura)
“O Porão do Rock é um festival que marca a cena musical do país, numa capital que deu uma enorme contribuição para a evolução e contemporaneidade do rock nacional. A continuidade do Porão diz respeito ao futuro do rock brasileiro e de sua fiel plateia de admiradores e fruidores.”

Lúcio Ribeiro (Jornalista e DJ, Folha de São Paulo, Blog Popload, Revista Capricho)
“Essa incrível nacionalização da música independente no Brasil passa por Brasília e principalmente pelo Porão do Rock. Sua escalação variada e sempre bem movimentada, com um vibrante público numeroso, foi um dos que ajudou a tirar o indie do porão, a despeito do próprio nome do festival. Ainda bem que existe no Brasil festivais como esse que, apesar da alma independente, chama quase tanta atenção aos grandes festivais endinheirados do país, sem dever nada em estrutura.”

 

REALIZAÇÃO:

APOIO:

REALIZAÇÃO:

PATROCÍNIO:

Site Vivo Site Souza Cruz Site Terracap Site BRB Site Uniceub