Festival

O Porão do Rock celebra em 2019 seus 21 anos realizando a 22ª edição do evento. Consolidado como um dos mais importantes festivais de música independente do país, o Porão foi criado em 1998 a partir de uma realização conjunta entre produtores e 14 bandas de Brasília que ensaiavam no subsolo da Comercial da quadra 207 Norte (Plano Piloto) – esse local ficou conhecido justamente como Porão do Rock. O festival tem por objetivo promover o fortalecimento e desenvolvimento do mercado da música independente do Distrito Federal e do Brasil, proporcionando aos artistas que dele participam condições técnicas excepcionais para suas apresentações (estrutura de grande porte), exposição para um grande público e visibilidade nacional junto às mídias especializadas (TVs, rádios, internet, publicações). Além disso, gera a cada edição realizada mais de 1.000 empregos diretos e indiretos (produção, equipe técnica, segurança, voluntários, assessoria de imprensa, artistas, fornecedores, etc).

Tendo como realizadora a ONG Porão do Rock, tem como um dos seus pontos fortes as ações de Sustentabilidade e Acessibilidade que realiza por meio do projeto Porão Sustentável, incluindo diversas ações sociais e de diminuição do impacto ambiental, e trabalhando na conscientização do público para causas ligadas à juventude, ao meio-ambiente e à inclusão social.

O Festival Porão do Rock faz parte do calendário oficial de eventos de Brasília desde 13 de abril de 2006, com a aprovação da Lei no 3.844, sancionada pelo Governo do Distrito Federal. Desde então, foram mais de 1.050 shows realizados e uma audiência superior a um milhão de pessoas. Em 2019, um dos festivais mais importantes e longevos do país aterrissa em Brasília nos dias 25 e 26 de outubro de 2019 de cara nova, aproveitando a maioridade para se reinventar, tendo como um dos braços da renovação a aposta em atrações internacionais, fato que não acontece há cinco anos no Porão. O line-up desta edição inovadora contará com 25 apresentações musicais, locais, nacionais e internacionais, que subirão ao palco de uma arena renovada para receber o público do Porão 2.1. O novo espaço terá dois palcos principais nos quais se dividirão as atrações e contará com bungee jump e mini ramp, na intenção de oferecer ao público do Porão experiências diferenciadas.